sexta-feira, novembro 17, 2006

Em busca de uma vitória com dedicatória


O Sp. Braga-Benfica deste sábado (21h30) será um encontro especial para o Glorioso. A equipa não contará, pela primeira vez nos anos mais recentes, com a presença de José Veiga, um elemento de muita importância na estrutura futebolística do Clube. De qualquer forma, junto do grupo de trabalho estará Luís Filipe Vieira, pelo que existem razões para se dizer que seria difícil encontrar-se melhor líder na comitiva.

A primeira final

O grupo de trabalho apresenta-se unido, forte e "obcecado" pelos três pontos, até para mostrar que não existe forma de o fazer abalar. Por outro lado, existe o desejo de ganhar com vista a dedicar o triunfo a Veiga. Jogadores e treinador já manifestaram a tristeza por verem sair (nem que seja temporariamente) o Director Geral da SAD do Benfica, enquanto que o Presidente do Clube deixou bem claro que, especialmente neste momento, «a equipa encarará cada jogo como se de uma final se tratasse».

Notícia má… notícia boa

Como uma má notícia não chega sozinha, também Luisão não marcará presença em Braga. O central contraiu uma entorse no joelho esquerdo ao serviço da selecção brasileira e está afastado da equipa. Será, certamente, uma baixa de vulto, até pela importância que o jogador tem no grupo, mas certamente que Anderson (o seu provável substituto) estará à altura.

Mas existe um dado que pode deixar os benfiquistas mais felizes: o regresso de Léo, após ter recuperado da lesão que o obrigou a ficar de fora da recepção ao Beira-Mar. Será, assim, um Benfica com um estilo idêntico ao que mostrou nos últimos jogos - concentração defensiva, intensidade na busca da bola e rapidez nos movimentos ofensivos - aquele que surgirá em Braga.

Sem pensar em terça-feira

Esta será, certamente, uma partida de grande dificuldade, mas o Benfica mais goleador dos últimos anos tem argumentos para vencê-la. Será, pois, muito difícil aos bracarenses repetirem o resultado da temporada passada (vitória por 3-2), já que terão pela frente um Benfica muitíssimo motivado e a praticar algum do melhor futebol que se tem visto em Portugal.

Sem sequer pensarem no importante jogo de terça-feira, diante do Copenhaga, os pupilos de Fernando Santos não virarão a cara na hora de se sacrificarem pela equipa. É que os três pontos são fundamentais para que o Benfica consiga aproximar-se cada vez mais dos seus principais rivais.

Ainda assim, e apesar das ausências de Nem e Marcel, o Sp. Braga apresentará argumentos valiosos, pelo que terá de ser um Benfica muito forte a entrar em campo no belo Estádio Municipal de Braga. Se assim não for, certamente que elementos como Paulo Santos, Luís Filipe, Madrid, Cesinha, Maciel ou João Pinto não enjeitaram a oportunidade de mostrarem trabalho ao novo treinador, Rogério Gonçalves. Muito maior valia terá, portanto, uma vitória do Benfica no mesmo campo onde o campeão nacional já perdeu esta temporada.

Texto: Ricardo Soares



fonte:www.slbenfica.pt