Benfica- Ol. Bairro
O Benfica entrou em 2007 como se despediu do ano anterior: a golear. Em jogo referente à 4ª eliminatória da Taça de Portugal, o Glorioso marcou cinco golos diante do Oliveira do Bairro, equipa militante na 2ª Divisão. A partida ficou marcada, claro, pelo regresso de Rui Costa aos relvados.
Uma tarde especial
Estádio da Luz, 16 horas. O sol da tarde de sábado iluminou uma festa plena de cor. Uma daquelas festas que só a Taça de Portugal pode proporcionar. Este foi um dia em que Oliveira do Bairro ficou deserta, já que parte dos seus habitantes rumou à Luz para assistir ao jogo mais importante da história do clube da terra. E como foi bonita a festa que se viveu ao redor da Luz antes da partida se iniciar. Aos três mil adeptos do Oliveira do Bairro juntou-se um povo benfiquista que fez questão de ocupar grande parte das bancadas do Estádio da Luz. Depois de todos juntos desfrutarem de um petisco da Bairrada – o leitão, pois claro – seguiu-se a hora do espectáculo e, assim, em clima de festa se estreou o Benfica na Taça de Portugal, versão 2005/06.
Quem não alinhou muito no espírito festivo, mas mais no que realmente conta dentro das quatro linhas, foi o Benfica. Fernando Santos promoveu a titularidade a Anderson, dando descanso a Luisão, mas pouco mais se alterou em relação ao habitual. Ora actuando em 4-4-2, ora em 4-3-3, o Benfica cedo se instalou no último reduto do Oliveira do Bairro. Assim, não espantou que logo ao quarto minuto Katsouranis tenha dado a vantagem ao Benfica, através de um remate acrobático a aproveitar uma insistência de Simão. O Oliveira do Bairro reagiu e até esteve perto de empatar, quando aos nove minutos Ricardo Rocha desviou de cabeça um remate cruzado de Leandro, mas o Benfica voltou à carga na fase final da primeira parte.
E foi sempre com Nuno Gomes em evidência que a turma “encarnada” resolveu (cedo) a contenda. O 21 não só serviu Karagounis, aos 35’, para um remate rasteiro a rasar o poste, como também acabou por ser ele próprio a fazer o gosto ao pé… a dobrar. Foi no espaço de dois minutos (40’ e 42’) que Nuno Gomes marcou dois golos idênticos, encostando à boca da baliza após centros rasteiros de Simão e Nélson. O destino da eliminatória estava decidido e foi então que se deu um dos momentos mais bonitos da tarde: Rui Costa começou o aquecimento, perante a ovação da Luz.
E agora com... Rui Costa
E foi no início da segunda parte que o “maestro” entrou em campo, levando ao delírio a multidão, sendo Katsouranis o escolhido para descansar mais cedo. A partida reiniciou-se com uma perdida de Nuno Gomes, após passe de morte de Kikin. O Benfica mandava e, já com Rui Costa ao leme, Simão destacou-se na esquerda, centrando rasteiro, após tremenda jogada individual, para Fonseca. Pena foi que o remate do mexicano tivesse sido cortado em cima da linha e que Nuno Gomes atirasse de seguida ao poste. Mas a dupla atacante funcionou às mil maravilhas logo depois, aos 54’, quando Léo (que grande jogada na esquerda) centrou largo para Nuno Gomes e este, de forma inteligente, assistiu de cabeça Fonseca que não pensou duas vezes e atirou a contar, também de cabeça. Um golo especial, pois Kikin e os seus colegas foram comemorar o tento à linha lateral, levantando a camisola 25 de Nuno Assis. Um momento bonito que seria repetido logo de seguida, quando o avançado sul-americano desviou com êxito um potente remate de Petit e pôde festejar com o “voo da águia”, movimentando os braços qual ave de rapina. Um estilo que pode ganhar escola.
A ganhar por 5-0, Fernando Santos deu minutos a Manú, descansando Simão. Mais tarde foi Nuno Gomes a sair, entrando Mantorras. O ritmo da partida foi diminuindo e, com o Benfica sempre no ataque, pôde assistir-se a bons momentos de futebol, embora o resultado final se tenha ficado pelos 5-0. A partida terminou com os 30 mil adeptos benfiquistas a aplaudirem os jogadores do Benfica e igualmente os adeptos e futebolistas do Oliveira do Bairro. Isto é futebol.
Ficha de Jogo
Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica - Oliveira do Bairro, 5-0.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores:
1-0, Katsouranis, 5 minutos.
2-0, Nuno Gomes, 40.
3-0, Nuno Gomes, 42.
4-0, Kikin Fonseca, 54.
5-0, Kikin Fonseca, 61.
Equipas:
- Benfica: Quim, Nelson, Anderson, Ricardo Rocha, Leo, Petit, Katsouranis (Rui Costa, 46), Karagounis, Simão (Manu, 63), Nuno Gomes (Mantorras, 70) e Kikin Fonseca.
(Suplentes: Moreira, Luisão, Paulo Jorge, Rui Costa, João Coimbra, Manu e Mantorras).
- Oliveira do Bairro: Mário Júlio, Paulo Costa (Gabriel, 63), José Carlos, Paulinho, Hugo Justiça, Jean (Alexis, 45), Tó Miguel, Carlos Miguel, Dani, Luís Barreto e Leandro.
(Suplentes: Ivo Costa, Paulito, Vitinha, Fábio, Alexis, Tó Jó e Gabriel).
Árbitro: Nuno Almeida, do Algarve.
Acção disciplinar: Nada a assinalar.
Assistência: Cerca de 35.000 espectadores.
Texto: Ricardo Soares
Fonte:www.slbenfica.pt
Postado por Ondina
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home