quarta-feira, dezembro 20, 2006

O primeiro dia do resto do campeonato


E eis que, em vésperas de Natal, o Benfica joga a 1ª jornada da Bwin Liga. Depois de ter sido prejudicado (já que andou toda a primeira volta a fazer contas... incompletas), "por tabela", devido ao diferendo que se arrastou nas mais altas instâncias do futebol entre o adversário desta noite e o Gil Vicente, o Benfica pode finalmente acertar o calendário e ficar de igual para igual com os seus principais concorrentes.

Sprintar para entrar na corrida

Será nesta partida (arbitrada por Bruno Paixão) que o Benfica terá a oportunidade de reduzir para oito o número de pontos que o separa do FC Porto e para três relativamente ao Sporting. Ou seja, apesar do negro cenário por muitos traçado (em parte mercê do facto de o Benfica ter um jogo a menos), o Glorioso depende apenas de si para entrar em
2007 na corrida pelo título. E isso passa, sem dúvida, por uma vitória diante do Belenenses.

No entanto, no derradeiro teste deste ano, não se esperam facilidades para os pupilos de Fernando Santos. A turma "azul" está motivada e se vencer na Luz entra na "zona europeia". O Belenenses soma três vitórias consecutivas (tendo sido a última uma expressiva goleada - 1-4 - obtida no terreno do Marítimo) e, apesar de lhe faltar disputar a partida da Luz, já leva 20 pontos na algibeira.

"Veneno azul"

A equipa de Jorge Jesus é, à imagem de muitos dos conjuntos do nosso futebol, um adversário entrosado, pragmático e orientado para fazer dos processos defensivos a base de partida que o levam em busca do erro do adversário.

O seu contra-ataque é venenoso - José Pedro (seis golos na Bwin Liga), Cândido Costa e Dady são bem servidos, por norma, por Silas - enquanto que elementos como Rúben Amorim e Sandro garantem coesão na luta pela posse de bola.

E depois, claro, há Costinha, um guarda-redes que costuma exibir-se a alto nível diante do Benfica. Tudo somado e não custa entender porque razão os "azuis" já obtiveram três vitórias fora de casa e tenham sofrido apenas quatro golos em sete encontros realizados em terreno alheio.

Manter o pleno em casa

Certamente que os adeptos benfiquistas vão acorrer ao estádio, todos eles na expectativa de receberem uma saborosa prenda de Natal: uma vitória e uma boa exibição. Os pupilos de Fernando Santos não deixarão de fazer tudo em prol desse desejo. Além disso, já contarão com a presença de Miccoli, enquanto que vivem dias felizes em virtude dos importantes passos dados por Rui Costa na sua recuperação (embora o internacional português só deva regressar em Janeiro).

Por outro lado, existe a ambição de a equipa chegar ao final deste ano com o pleno em jogos realizados em casa: de facto, em seis desafios até agora disputados na Luz, a contar para a Bwin Liga, o Benfica obteve outros tantos triunfos, tendo apontado 16 golos e sofrido apenas três. Bom prenúncio para a recepção aos "azuis".

Simão encontra-se com a história

Além disso, diz a história que o Benfica ganha em mais de 70 por cento das partidas em que recebe a turma de Belém. Tratam-se de 48 vitórias, contra 13 empates e sete derrotas. Ainda assim, nas últimas três épocas, registaram-se dois empates e uma vitória apenas do Benfica.

Vitória essa obtida há duas temporadas, tendo Simão Sabrosa sido o autor do golo que valeu os três pontos, numa altura em que já "cheirava" a título.

O nº20 benfiquista tem estado em destaque nas últimas partidas, valendo cinco golos em 12 jogos e apresentando-se ao seu melhor nível.

Será, em parte, dos seus pés que poderá passar a desejada vitória que poderá recolocar o Benfica na luta pelo título.

fonte:www.slbenfica.pt

postado por Ondina