sexta-feira, dezembro 22, 2006

BRILHANTE NATAL...GRANDE BENFICA


No último jogo do ano, em vésperas de quadra natalícia, o Benfica ofereceu nova prenda aos adeptos que se deslocaram à Luz. Clara vitória por 4-0 sobre o Belenenses em jogo de atraso relativo à 1ª jornada da Bwin Liga. E, assim sendo, o Glorioso fixou a sétima vitória em outros tantos desafios realizados em sua casa.

Frio combate-se com golos
Frio, muito frio. E nem mesmo assim 42 mil pessoas deixaram de ir à Luz nesta noite de quinta-feira. Fernando Santos aqueceu as mãos de contente com a boa “casa” registada no anfiteatro do Glorioso e, claro, por já contar com Miccoli. Mas o técnico preferiu guardar o italiano como trunfo, optando por repetir a equipa que tão bem actuara diante do V. Setúbal, poucos dias antes. Assim, Kikin mereceu nova oportunidade ao lado de Nuno Gomes, enquanto que Nuno Assis (à esquerda) e Karagounis (descaído sobre a direita) complementavam o labor defensivo de Katsouranis e a criatividade de Simão Sabrosa. E depois, claro, existiam mais elementos, estes provenientes, que nem foguetões, da retaguarda, prontos a quebrarem o iceberg defensivo “azul” montado por Jorge Jesus. O técnico do Belenenses montou um 4-3-1-2 no qual o bombardeiro Zé Pedro surgia nas costas de Silas e Dady. De resto, era ver o Belenenses na “retranca”, esperando algum erro do Benfica para colocar em prática um contra-ataque que se tem revelado mortífero nas últimas semanas.

No entanto, o tiro saiu pela culatra a Jesus, já que acabou por ser Gaspar quem, aos 14’, ofereceu um presente “envenenado” ao seu treinador, colocando a mão à bola após lançamento largo de Katsouranis. Simão Sabrosa agradeceu e quando Costinha se lançou para tentar defender o penalty já a bola beijava as redes e o capitão distribuía abraços pelos companheiros. O Benfica jogava bem, apesar de os “azuis” nunca se terem desunido e, aos 36’, até esteve perto de fazer o segundo golo. No entanto, Kikin, após grande jogada de Nuno Assis, atirou um pouco ao lado do poste esquerdo. Não acertou o mexicano, haveria de fazê-lo o grego, num feliz livre directo, apontado a mais de 30 metros. A bola bateu na barreira “azul” e afundou-se nas redes à guarda de Costinha. O Benfica chegou ao intervalo com uma justa vantagem, tendo pautado a sua exibição pelo pragmatismo. Afinal de contas, essa é a melhor forma de ultrapassar uma equipa tão bem preparada e organizada quanto a do Belenenses.

Quim trava resposta “azul”
A segunda parte foi totalmente diferente da primeira, devido ao renovado ímpeto que o Belenenses deu ao jogo. A equipa orientada por Jorge Jesus passou a jogar num 4-3-3 puro e, por isso, começou a criar alguns problemas ao Benfica, mas os “encarnados” conseguiram deter a resposta do rival lisboeta e até mesmo quando “cheirou” a golo, surgiu um espectacular Quim a evitar um mal maior. O guardião benfiquista esteve a um nível elevadíssimo aos 48’, quando Sandro Gaúcho surgiu na área benfiquista a rematar forte, mas sem certamente contar com a monumental estirada do internacional português.

E foi outro internacional luso que esteve em evidência aos 52’. Nuno Gomes recebeu um centro largo da direita e, de cabeça, isolou Kikin que, em salto de peixinho, atirou a contar para um belo terceiro tento. O mexicano foi saudado por todos os elementos, estreando-se a marcar na Bwin Liga. Mas o Belenenses não desistiu e, aos 56’, Dady obrigou Quim a espectacular defesa no ar. Foi o mesmo jogador (sem dúvida o destaque dos “azuis”, que, a passe de Rúben Amorim, esteve à beira de marcar aos 62’, mas o guarda-redes do Benfica conseguiu desviar para o poste, mostrando, mais uma vez, toda a sua categoria.

A melhor prenda fica para o fim
Passada a fase de maior paciência, o Benfica partiu para uns 10 minutos finais nos quais deu para ensaiar, com sucesso, uma tremenda jogada estudada. Corria o minuto 77 quando, na sequência de um livre indirecto, Simão fingiu que iria dar um pequeno toque para o estoiro de Beto, mas colocou a bola ao segundo poste, onde surgiu Katsouranis a cabecear em arco para um golo de belo efeito.

O Benfica termina o ano com o pleno de jogos em casa, somando sete vitórias em outros tantos desafios realizados na Luz, a contar para a Bwin Liga. Com esta vitória as contas ficam saldadas e o Benfica fica a oito pontos da liderança e a apenas três do segundo classificado. Assim sendo, ninguém pode colocar em causa que a equipa de Fernando Santos esteja na luta pelo título.

Ficha de Jogo:
Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica - Belenenses, 4-0.
Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:
1-0, Simão, 20 minutos (grande penalidade).
2-0, Karagounis, 43.
3-0, Kikin Fonseca, 53.
4-0, Katsouranis, 79.

Equipas:
- Benfica: Quim, Nelson, Luisão, Ricardo Rocha, Léo, Katsouranis, Karagounis (Beto, 70), Nuno Assis, Simão (João Coimbra, 85), Nuno Gomes e Fonseca (Manu, 80).
(Suplentes: Moreira, Anderson, Beto, João Coimbra, Manú, Miccoli e Mantorras).

- Belenenses: Costinha, Gaspar (Roma, 65), Rolando, Nivaldo, Rodrigo Alvim, Sandro Gaúcho, Ruben Amorim, José Pedro, Eliseu, Silas (Pinheiro, 88) e Dady (Sousa, 86).
(Suplentes: Marco Gonçalves, Vasco Faísca, Mancuso, Sousa Pinheiro, Roma e Manoel).

Árbitro: Bruno Paixão (Lisboa).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Gaspar (19) e Eliseu (74).

Assistência: 42.000 espectadores

Fonte:www.slbenfica.pt

************************************



Bem, durante a semana estou a viver perto de gaia pois é aí k trabalho e é aí k tenho acesso á internet.como vou entrar de ferias agora na vou poder actualizar o blog. deixo essa funçao para a Sara e sei que fica bem entregue. Por falar na Sara, a gente conheceu-se ontem no Benfica- Belém... grande jogo... na ha palavras... do melhor mesmo. Sarita... quanto áquilo que nao conseguiste, deixa lá .... mais jogos virao.


FELIZ NATAL PA TODOS

DV SEMPRE

CARREGA BENFICA

postado por Ondina