Dínamo de Bucareste no caminho do Benfica
Foi conhecido ao início da tarde de sexta-feira o nome do próximo adversário do Benfica nas competições europeias. Tratam-se dos romenos do Dínamo de Bucareste. O Benfica vai defrontar esta equipa nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, depois do sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.
Os "encarnados" jogam a primeira mão em casa a 14 de Fevereiro e viajam até à Roménia no dia 22 de Fevereiro. Caso o Benfica vença os romenos, terá pela frente o PSG de Pauleta ou o AEK Atenas (ex-equipa de Fernando Santos e Katsouranis), que se defrontam nos 16 avos-de-final.
A viver um momento alto
O Dínamo é uma das principais equipas romenas, somando 17 títulos nacionais e 12 Taças daquele país. Aliás, este ano a equipa está a realizar uma campanha de grande nível, liderando a prova com mais 13 pontos que o Steaua e tendo obtido 17 vitórias e cedido apenas um empate e uma derrota. Na Taça UEFA, o Dínamo obteve o segundo lugar no Grupo B, ficando apenas atrás dos ingleses do Tottenham.
O Dínamo é uma equipa bastante traquejada em provas europeias, somando 152 jogos, 62 vitórias, 24 empates e 66 derrotas em competições europeias. Além disso, atingiu as meias-finais da Taça dos Campeões em 1984 e da Taça das Taças em 1990.
Treinado por Mircea Rednic, o Dínamo tem o seguinte "onze" base:
Uladzimir Hayeu; Mariko Daouda, Stefan Radu, Cosmin Moti e Cristian Pulhac; Adrian Cristea, Andrei Margaritescu e Adrian Ropotan; Catalin Munteanu, Ionel Danciulescu e Ioan Ganea. Estes dois últimos são mesmo os elementos mais conceituados, embora também Mendy seja um nome reconhecido na Europa do futebol.
Saborosa história
Esta é a segunda vez que o Benfica defronta o Dínamo Bucareste em provas europeias. O primeiro confronto aconteceu em 1999, quando Jupp Heynckes era o treinador. Na primeira eliminatória da Taça UEFA foi o Benfica a levar a melhor. Apesar de ter perdido a primeira mão na Luz (0-1), o Benfica deu a volta à eliminatória em casa do adversário, com dois golos (da autoria de Chano e Maniche).
No total, o Benfica venceu três jogos, empatou quatro e perdeu apenas um com equipas romenas, nunca tendo sido eliminado. Aliás, em 1987/88, a turma da Luz eliminou mesmo o Steaua Bucareste (outro "grande" do campeonato romeno) na meia-final da Taça dos Campeões Europeus. Se rebobinarmos a fita da história, eis que recordamos o facto de o Universitatea Craiova ter sido eliminado pelo Benfica na meia-final da Taça UEFA de 1982/83. São, pois, boas as recordações que o Glorioso guarda de equipas romenas.
Sorteio dos 16-avos-de-final da Taça UEFA:
Zulte Waregem (Bélgica)-Newcastle (Inglaterra)
Sp. Braga (Portugal)-Parma (Itália)
Lens (França)-Panathinaikos (Grécia)
B. Leverkusen (Alemanha)-Blackburn (Inglaterra)
Hapoel Telavive (Israel)-Rangers (Escócia)
Livorno (Itália)-Espanhol (Espanha)
Feyenoord (Holanda)-Tottenham (Inglaterra)
Fenerbahçe (Turquia)-AZ Alkmaar (Holanda)
Werder Bremen (Alemanha)-Ajax (Holanda)
Spartak Moscovo (Rússia)-Celta Vigo (Espanha)
CSKA Moscovo (Rússia)-Maccabi Haifa (Israel)
AEK Atenas (Grécia)-PSG (França)
Benfica (Portugal)-Dínamo Bucareste (Roménia)
Steaua (Roménia)-Sevilha (Espanha)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)-Nancy (França)
Bordéus (França)-Osasuna (Espanha)
fonte:www.slbenfica.pt
postado por Ondina
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home