quarta-feira, abril 05, 2006

Reacendam a chama do Benfica Bicampeão


«Ser Benfiquista é ter na alma a chama imensa»... Foi dando voz a estas palavras que o saudoso Luís Piçarra imortalizou o hino do Benfica. Atentando na letra da música que a todos os adeptos do Glorioso dá um arrepio na espinha, são notórias duas palavras que retratam a carreira da actual equipa benfiquista na Liga dos Campeões: Alma e chama!

Alma porque tem sido com uma enorme elevação e com um tremendo espírito de sacrifício que os pupilos de Ronald Koeman deixaram para trás gigantes como o Manchester United e o Liverpool (detentor do título), além de ter segurado, em sua casa, aquela que é considerada a “dream team” da actualidade. Chama porque o “inferno” da Luz parece não se esgotar em Lisboa, sendo mais de seis mil os portugueses que marcarão presença no Camp Nou, quando se disputar a segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, que opõe o campeão nacional de Espanha, Barcelona, e o representante maior do futebol português.

Relembrar a conquista de 1961
Assim, numa altura em que toda a imprensa mundial mais parece preocupar-se com a quantidade de golos que o Barça conseguirá marcar, ou com os truques que Ronaldinho terá para mostrar, cabe aos jogadores do Benfica sentirem a voz de Luís Piçarra ecoar bem no fundo dos seus corações e relembrarem a meio mundo porque razão tem o Glorioso no seu palmarés o bicampeonato europeu (tendo sido a primeira vitória conquistada diante deste mesmo Barcelona, por 3-2, em 1960/61).
É certo que a tarefa que o Benfica tem por diante é muito complicada. Afinal de contas, os catalães marcam sempre golos em casa, mas o resultado que trazem de Lisboa é tudo menos tranquilizante. É que, se por um lado têm a vantagem de terem empatado na Luz a zero, por outro, bastará ao Benfica conseguir a proeza de apontar um golo fora e de manter a habitual consistência defensiva para que a eliminatória fique totalmente de pernas para o ar.

Ausentes Messi e Nuno Gomes
Para evitar tal cenário, Frank Rijkaard conta com Valdés na baliza, fazendo regressar Edmilson, que deverá jogar no centro da defesa, tal como Puyol, que não actuou na Luz. Belletti e Gio serão os laterais. No centro, deverão actuar Van Bommel, Deco e Iniesta, sendo a frente atacante constituída por Larsson, Ronaldinho e Eto’o. Motta, Marquez e Messi são os grandes ausentes da partida de Camp Nou, em relação ao Barça.

Quanto ao Benfica, tem na lesão de Nuno Gomes o seu maior revés, devendo Koeman apostar em Miccoli para actuar na frente atacante. Moretto será o guarda-redes, enquanto que Ricardo Rocha, Luisão, Anderson e Léo formarão novamente o quarteto defensivo. O triângulo de meio-campo, orientado para um sistema pressionante e combativo, terá em Petit, Beto e Manuel Fernandes os protagonistas. Simão e Geovanni deverão apoiar Miccoli na frente de ataque. Os dados estão, pois, lançados, sendo que às 19h45 desta quarta-feira a Península Ibérica vai parar. Desfrute, pois, o Benfica desta noite europeia. E, se possível, ganhe o jogo para que a festa se prolongue pela noite dentro.




(noticia retirada do site www.slbenfica.pt)