quinta-feira, janeiro 11, 2007

Pedro Correia e Moreira dão vitória no Dubai


Foi pelos pés (e mãos) de dois produtos das suas escolas de formação que o Benfica terminou em estilo a sua participação no Torneio do Dubai. Após uma igualdade a zero verificada na final, diante da Lázio, a equipa orientada por Fernando Santos sagrou-se vencedora do certame no desempate por grandes penalidades. Foi então que Moreira defendeu três remates e Pedro Correia (que alinhou os 90 minutos) marcou o golo decisivo.

Em crescendo

Em mais uma partida na qual as defesas se sobrepuseram aos ataques, o Benfica voltou a dar excelentes indicações no que à coesão defensiva diz respeito (há que ter em conta que no último mês e meio a turma da Luz apenas sofreu golos em Old Trafford), sendo que foram os lisboetas a estarem mais perto da vitória durante os 90 minutos. As grandes novidades no “onze” apresentado por Fernando Santos foram as inclusões de Pedro Correia – realizou toda a partida como lateral-direito – e de Rui Costa (que jogou mais de uma hora e deixou algumas indicações que apontam para um rápido desenvolvimento dos índices físicos). Ainda assim, e apesar de o ritmo ter sido mais elevado do que aquele verificado na passada segunda-feira, as características da partida não lhe permitiram descortinar lances de grande perigo junto das duas balizas.

Apesar de desde cedo o Benfica ter evidenciado uma disposição mais atacante, quase sempre protagonizada por Rui Costa (centro), Manú (direita) ou Simão (esquerda), acabou por ser a Lázio – que durante toda a partida optou por jogar em contra-ataque – que criou o primeiro lance de perigo, aos 7’, por intermédio de Foggia (por pouco falhou o alvo). Ainda assim, seria preciso esperar meia dúzia de minutos até que Rui Costa descobrisse Simão na área e o extremo apenas foi desarmado, em última instância, por Oddo. Aos 36’ foi a vez de Kikin isolar o 20 benfiquista, mas Peruzzi fez bem a mancha, evitando o golo da equipa portuguesa.

Penalties é connosco

O Benfica voltou a entrar da melhor forma na etapa complementar, destacando-se Rui Costa pela forma como pegou, definitivamente, no transporte de bola e como decidiu os ritmos de jogo. Foi até o 10 quem, perto dos 60 minutos, esteve perto de marcar, mas viu o seu remate sair por cima. Os minutos foram passando e, muitas substituições depois, viveram-se uns emocionantes momentos finais. Primeiro foi Anderson, aos 80’, a opor-se in extremis a um remate de Makinwa. Pouco depois os italianos ficariam reduzidos a 10 elementos, já que Oddo viu o segundo cartão amarelo. E o jogo não terminaria sem que Mantorras deixasse de acertar na barra, após um belo cabeceamento.

A justiça chegou, novamente, em forma de grandes penalidades, já que Moreira defendeu três remates e abriu caminho para que o jovem Pedro Correia se tornasse no herói da tarde ao apontar o penalty que tudo decidiu. O Benfica juntou, assim, o útil ao agradável e ganhou o Torneio do Dubai, além de ter provado que possui um plantel de elevada qualidade. Em conclusão, Fernando Santos rodou praticamente todos os jogadores e retirou excelentes indicações. Resta dizer que no encontro de atribuição dos 3º e 4º lugares, o Bayern Munique foi mais forte, batendo o Marselha por 4-3.

Texto: Ricardo Soares


FONTE:www.slbenfica.pt

postado por Ondina