Moreira
Nascido no Porto, a 20 de Março de 1982, Moreira passou a infância a jogar à bola. O pai, que acompanhou sempre a carreira do filho mais velho, descobriu-lhe vocação para a baliza. Já que Moreira insistia em jogar como falso ponta-de-lança. Moreira acatou o conselho e foi a Vidal Pinheiro prestar provas nos infantis.
Ficou, brilhou e em 1997, quando tinha apenas 15 anos, o guarda-redes dos juvenis do Salgueiros chamou a atenção do Sporting, FC Porto, Boavista e Benfica... Os encarnados acabaram por bater a concorrência ao "sprint" e contratar o prodígio.
O Benfica ofereceu as melhores condições ao Salgueiros e ao jogador e contratou-o, com 15 anos apenas. Manteve-se em Paranhos mais dois anos, até ser chamado por Agostinho Oliveira para o Europeu sub-18 na Suécia, em 1999. Nessa altura tudo se precipitou: pouco antes da viagem à Escandinávia, participou numa minidigressão benfiquista aos Açores e estreou-se, oficiosamente, na equipa A.
A conquista do Europeu de sub-18 na Suécia, ao lado de Miguel, Pepa, Cândido Costa ou Faísca foi o primeiro passo visível da carreira.
Depois, o técnico germânico Jupp Heynckes chama-o para o estágio de pré-época, na Áustria, numa altura em que Nuno Santos estava lesionado com gravidade e o e o passe de Bossio tardava em chegar da Argentina. Sem concorrência no banco de suplentes - e sendo Robert Enke o restante "keeper" disponível - Moreira passa a ser convocado para os jogos do Benfica, assistindo ao lado dos restantes suplentes às partidas que se disputaram entre Agosto e Dezembro de 99. Contava apenas 17 anos.
Mas não foi ainda nessa altura que Moreira se estreou. Fê-lo dois anos depois, já no campeonato de 2001/2002, na Luz contra o Vitória de Guimarães (0-0), quando entrou para o lugar do lesionado Enke, aos 24 minutos da primeira parte.
No dia 9 de Março de 2002, assume a titularidade do clube da Luz, em Barcelos.
Em 2002, aos 20 anos, António Oliveira escolheu 23 jogadores para o Mundial-2002 e pelo menos mais um. É o guarda-redes benfiquista, que ficou de prevenção caso sucede-se algum imprevisto às primeiras escolhas Ricardo, Vítor Baía e Nélson.
Em 2004 Moreira realizou o inicio do seu grande sonho, a convocação para a Selecção principal de Portugal. Convocatória essa para o Euro 2004 em que ficou como 3º guarda-redes suplente, e em que Portugal ficou em 2ª lugar para surpresa de todos, pois Portugal perdeu contra a Grécia no jogo de abertura e na final.
Aos 23 anos, Moreira e Maria João, de 25 anos, tiveram uma filha, a quem deram o nome de Beatriz. Beatriz nasceu a 17 Maio de 2005 (data não confirmada) e o casamento do casal que estava programado para Junho foi adiado por causa da gravidez.
Actualmente com 24 anos, Moreira luta pela titularidade no Benfica com os seus opositores Moretto e Quim. E ainda não existem confirmações do casamento com Maria João.
Fonte: moreira grupos msn
Postado por ondina
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home