terça-feira, março 13, 2007

Duas bombadas na confiança


Para não variar, o Benfica obteve mais uma vitória na Luz (apenas o Boavista de ali saiu sem perder na Liga portuguesa). Desta feita foi o U. Leiria a vítima, num jogo (referente à 21ª jornada da Liga) marcado, acima de tudo, pelos tremendos golos de Simão Sabrosa e de Petit. Os 35 mil presentes na Luz agradeceram, porque testemunharam uma equipa a ganhar confiança tendo em vista as próximas recepções ao PSG e ao FC Porto, bem como a deslocação à Reboleira.

Um Petit torpedo

Minuto 84. A Luz arde em adrenalina, toda ela indignada com sucessivas polémicas decisões da equipa de arbitragem. Apesar de vencer por 1-0, após madrugador golo de Simão, os três pontos parecem ser permanentemente colocados em causa, não tanto pelo futebol exibido pelo U. Leiria (esta noite de segunda-feira incapaz de criar perigo no último terço de terreno), mas acima de tudo por alguma intranquilidade que, na zona conclusiva da partida, parece apoderar-se dos jogadores do Benfica. Na génese de tal mal, claro, a polémica actuação de uma equipa de arbitragem que parece teimar em cortar pela raiz as jogadas de perigo de um Benfica que muito usa os passes verticais perante uma U. Leiria apostada em defender em linha.

No entanto, quando nesse mesmo minuto – o tal 84 – Petit recebe a bola proveniente de um canto marcado de forma curta entre Simão e Karagounis e bombardeia o segundo poste da baliza à guarda de Fernando, vendo a bola fazer ricochete para dentro das redes, todos os 35 mil espectadores presentes na Luz podem, finalmente, dar azo às suas emoções e gritar golo, enquanto os jogadores “encarnados” festejam efusivamente. Assim, ao minuto 84, o justificado triunfo ficou então selado, dando cor a uma exibição de qualidade de um Benfica que pareceu, por outro lado, querer mostrar ao PSG aquilo que o espera dentro de três dias no “Inferno da Luz”.

Azar de Quim na noite de confirmação de David Luiz

Tal momento foi o que de melhor se viu numa segunda parte plena de garra e, repita-se, um tanto estragada pela equipa de arbitragem. Os segundos 45 minutos ficaram ainda marcados pela lesão de Quim, precisamente quando este teve de se aplicar a fundo pela primeira vez, após ver um traiçoeiro remate de Paulo Machado (acabado de entrar para o lugar do inoperante Paulo César) bater no chão, o que obrigou o internacional português a defender com o pé a recarga de N’Gal. Defendeu, mas tal momento teve custos, visto que foi Moreira quem jogou os últimos 20 minutos de jogo. As emoções, essas viveram-se na segunda parte, mostrando, então, os jogadores do Benfica o espírito guerreiro que se pretendia e brotando no seio da defesa toda a qualidade e convicção de um David Luiz que, apesar da juventude, é mesmo um sério valor a ter em conta.

A entrada de início do internacional Sub-20 brasileiro foi mesmo a principal nota de destaque de um Benfica que voltou, como habitualmente, a contar com Katsouranis de início. E como a equipa beneficiou com a utilização dos dois jogadores nos seus lugares de origem. O internacional grego foi um portento no meio-campo, não só em termos defensivos, como ofensivos, limitando sobremaneira os movimentos de Marco Soares, o jogador leiriense que mais caiu na sua zona. Por seu turno, David Luiz revelou muita inteligência na antecipação, competência no jogo aéreo, velocidade e espírito guerreiro, além de ser, em muitas ocasiões, pragmático, tal como o futebol português quase sempre exige. Luiz parece ter o estilo de Anderson e a raça de Ricardo Rocha, tendo conquistado desde logo os benfiquistas que, como se sabe, não podem contar com Luisão nesta altura.

Simão abre gaveta dos três pontos

Mas foi lá na frente de ataque que o Benfica deu, desde cedo, mostras de ter todas as condições para ganhar a partida com justiça. Velocidade nas transposições defesa-ataque, qualidade de circulação de bola entre o losango centrocampista, os avançados, e os subidos laterais e insistência no remate foram qualidades que deram os seus frutos aos 15 minutos. E que fruto, senhores, brotou do pé esquerdo de Simão Sabrosa. O capitão benfiquista foi fazer uma perninha ao flanco direito e, em meia dúzia de passos, já imitava o seu gesto preferido. Por outras palavras, diagonal do flanco para o meio e remate ao ângulo superior mais distante, ou seja, na “gaveta”. O momento teve ainda mais beleza visto que Simão rematou de pé esquerdo.

O U. Leiria, que até entrara em campo com o intuito de atacar (4-3-3, no qual Harison actuava como nº10, nas costas de Touré, N’Gal e Paulo César), viu-se enleado pela qualidade evidenciada por um Benfica que, até ao intervalo, ainda desperdiçou mais três ocasiões de golo (Nuno Gomes a atirar por cima e ao lado e Katsouranis a obrigar Fernando a bela estirada). Depois vieram, então, os tais segundos 45 minutos em que a partida decaiu de nível, mas que ficaram marcados pelo belíssimo golo de Petit. Feitas as contas, o Benfica manteve as distâncias em relação à concorrência, sendo obrigado a ganhar na Reboleira, diante do E. Amadora, na próxima jornada, tendo em vista atacar a liderança na Luz, uma semana depois, frente a um líder FC Porto que, entretanto, recebe o Sporting no Dragão.

Ficha de Jogo

Estádio da Luz, em Lisboa.Benfica - União de Leiria, 2-0.Ao intervalo: 1-0.Marcadores:1-0, Simão, 16 minutos.2-0, Petit, 86.Equipas:- Benfica: Quim (Moreira, 72), Nelson, Anderson, David Luiz, Leo, Petit, Katsouranis, Karagounis, Simão, Nuno Gomes e Miccoli (Derlei, 75).(Suplentes: Moreira, Miguelito, Paulo Jorge, Beto, João Coimbra, Mantorras e Derlei).- União de Leiria: Fernando, Marcos António, Laranjeiro, Eliézio, Eder, Paulo Gomes, Marco Soares (Ivanildo, 75), Harison, Touré (Slusarski, 67), N'Gal e Paulo César (Paulo Machado, 58).(Suplentes: Bruno Vale, Rossato, Renato, Alhandra, Ivanildo, Paulo Machado e Slusarski).Árbitro: Paulo Pereira, de Viana do Castelo.Acção disciplinar: cartão amarelo para Touré (31), Harison (69), Katsouranis (80) e Moreira (82).Assistência: 34.932 espectadores.

Texto: Ricardo Soares


fonte:www.slbenfica.pt


postado por Ondina

2 Comments:

At quarta-feira, 21 março, 2007, Anonymous Anónimo said...

Ah gand Petit

xD

 
At quinta-feira, 18 fevereiro, 2010, Anonymous Anónimo said...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas necesitando informacion sobre como ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

 

Enviar um comentário

<< Home